quinta-feira, 3 de maio de 2012

A Dança dos Dragões - Resenha


 

A Dança dos Dragões (A Dance with Dragons)


A Dance with Dragons cover, capa americana
O quinto livro da saga Crônicas de gelo e fogo (A Song of ice and fire), A Dança dos Dragões (A Dance with Dragons), já é mais empolgante que o antecessor, O Festim dos Corvos, simplesmente porque os personagens mais legais estão de volta. Você já abre o livro com a sensação de "mal posso esperar para saber o que vai acontecer com Jon Snow, Tyrion e Daenerys." Todos os personagens queridos que não estavam em "Festim" estão em "Dança" e apesar da empolgação, há muitos momentos chatos também.

Este livro traz coisas inusitadas: pela primeira vez na saga, os capítulos do Bran são interessantes. Arrisco até mesmo dizer que as melhores partes do livro são do Bran. E quando se chega no clímax da história dele, ué? Cadê, acabaram os capítulos, não tem mais Bran até o fim do livro. P#%#@, Martin!

Já que falei em Martin, após cinco livros enormes dele, você percebe alguns padrões que ele usa na saga, Por exemplo, sempre tem um personagem que ele pega para fazer um filler do tipo "personagem vai ficar indo de cidade em cidade em busca de alguma coisa só para encher linguiça e engrossar o livro". No segundo livro é a Arya, que fica fugindo de lugar em lugar. No terceiro, é Bran, dono dos capítulos mais chatos do melhor livro, que fica viajando em busca do corvo de três olhos e praticamente nada acontece até ele chegar perto da muralha. No quarto livro temos Brienne, que ganha capítulos próprios só para assumir o papel de personagem filler e ficar procurando por Sansa o livro inteiro. E depois de SEIS anos de espera, Martin resolve pegar o personagem favorito de boa parte dos fãs para assumir o filler da vez? Sim, meu caro, Tyrion vai passar boa parte do início do livro andando de barquinho para lá e para cá. A sorte é que Martin escreve absurdamente bem e consegue fazer um filler divertido. Mas mesmo assim, P#%#@, Martin!

Capa do livro A dança dos dragões, versão do Brasil, lançado pela editora Leya
Os capítulos de Dany também demoram a engrenar e tornam-se repetitivos e cansativos, mas pelo menos, é dela o capítulo mais empolgante, na minha opinião, de todo o livro. Acho que tanto é a parte mais emocionante que utilizaram a cena para a capa da futura versão brasileira, que deve ser lançada no segundo semestre de 2012, pela editora Leya.

De resto, Jon Snow tem bons capítulos, você fica em constante tensão por não ter certeza se ele está sendo um líder visionário demais ou fazendo a maior cagada do mundo, mas não chegam perto daqueles de "A tormenta de espadas". E há personagens novos também, que me incomodaram bastante. Um deles serve para fazer o que Martin mais gosta: criar expectivas no leitor sobre os rumos que a história pode tomara se o personagem alcançar seu objetivo e depois acabar com toda essa expectativa. Praticamente o mesmo que ele fez com Drogo, no primeiro livro. O segundo personagem me irritou mais, porque ele tem uma importância muito grande e parece que ou estava sendo "escondido" pelo autor ou ele teve uma ideia mirabolante durante os 6 anos que passou bolando o livro e resolveu colocar o cara para fazer um mega twist na história. Fiquei com aquela sensação de quando o assassino só aparece no final do filme, não era ninguém que já estava na história antes e você fica com cara de tacho porque estava juntando as pistas para tentar descobrir quem era.

Quem aprendeu a odiar a Cersei Lannister durante a saga vai se deliciar com este livro. Aparentemente, todo personagem de Martin tem um ciclo, e este ciclo sempre inclui a fase "comendo o pão que o diabo amassou". Finalmante chegou essa parte no ciclo de Cersei. Os capítulos de Arya, que muita gente diz que parece estar totalmente deslocado do resto da história, me agradam, e acho que a garota vai ser uma assassina/espiã promissora no futuro. E, finalmente, há personagens menores que não me interessam tanto, como o pessoal das Ilhas de Ferro, que surge como uma nova ameaça. 

Há também uma sensação "Lost" de que há muitos mistérios sendo acumulados e quase nada sendo explicado. Se você está louco para entender alguns dos grandes mistérios e coisas sem explicações dos livros anteriores, pode tirar o cavalinho da chuva. Martin não aborda praticamente nenhum deles.

O epilógo, de novo, apresenta uma daquelas reviravoltas que faz você ficar maluco e resgata um personagem que andava meio apagado. Ele é fdp? Ele é fodão? Ele é as duas coisas.

Se você nunca leu a série e tem medo de livros grandes, prefira o gibi da Turma da Mônica Jovem. Se você nunca leu mas gosta de ler, leia agora, está perdendo uma história sensacional. Se não se aguenta de curiosidade pelo quinto livro e quer ter um gostinho, minha dica é visitar o site da editora de Portugal e baixar as 100 primeiras páginas que eles disponibilizam =)

Meu Ranking: 

A Guerra dos Tronos > A Tormenta de Espadas > A Dança dos Dragões > A Fúria dos Reis > O Festim dos Corvos


4 comentários:

  1. Parabéns pela resenha, não vejo a hora de ler o quinto livro, e adoraria uns spoilers, rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Alessandra.

      Se você está muito curiosa, sugiro que baixe as 100 primeiras páginas que a editora de Portugal oferece. É a versão que serve de base para a nossa. Eles pegam a tradução de Portugal e só adaptam algumas palavras para o português do Brasil. É bem tranquilo de entender.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A data de 25 de Junho de 2012 está confirmada para o lançamento no Brasil?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...